Início » Saiba quais são os tipos de corrupção mais comuns no Brasil e como combatê-los
Noticias

Saiba quais são os tipos de corrupção mais comuns no Brasil e como combatê-los

Dr. Bruno Burilli
Dr. Bruno Burilli

Bruno Burilli Santos é um advogado brasileiro, que tem dedicado a sua vida ao combate à corrupção nas mais diferentes esferas da sociedade. Entretanto, para ele, antes de dar início às ações combativas, é de suma importância conhecer quais são os principais tipos de corrupção em nosso território. Pensando nisso, neste artigo, abordaremos as ações fraudulentas mais comuns no Brasil e como combatê-las. Leia o artigo para saber mais sobre o assunto!

O que é corrupção?

De acordo com o Dr. Bruno Burilli Santos, não é incomum vermos nos noticiários diversos casos de corrupção. Entretanto, apesar disso, para grande maioria da população esse é um conceito bastante abstrato, ou que só se aplica aos grandes cargos, o que não é verdade. Nesse sentido, a corrupção é qualquer ato fraudulento que tenha como objetivo obter vantagem para si mesmo por meio de ações ilegais.

Principais tipos de corrupção no Brasil

Infelizmente, o brasileiro está acostumado a conviver com a corrupção ao lado. Muitas pessoas acreditam que, para esse problema, não existe mais solução. Porém, para o advogado Bruno Burilli, entender um pouco mais sobre esse tipo de prática pode fazer com que sejamos inspirados a combatê-las e evitá-las. Sendo assim, abaixo, você poderá conferir os principais formas de corrupção no Brasil:

  1. Propina

Com certeza você já deve ter ouvido sobre algum caso de recebimento ou oferecimento de propina, não é mesmo? A propina ou suborno nada mais é do que um crime de corrupção ativa. Esse ato consiste no oferecimento ou no recebimento de dinheiros ou diferentes tipos de vantagens de maneira indevida para que se alcance um determinado patamar de influência, além da troca de favores. Sem dúvidas, esse é um dos atos fraudulentos mais comuns em nosso país.

  1. Nepotismo

Segundo o advogado Bruno Burilli Santos, o nepotismo nada mais é do que o favorecimento de amigos ou parentes em detrimento de outros candidatos mais qualificados em determinados tipos de processos ou mudança de cargo para uma posição mais elevada dentro de uma determinada corporação, por exemplo. Assim, existe a perpetuação de poder dentro de determinadas famílias.

  1. Desvios de recursos públicos

De maneira geral, os crimes que consistem nos desvios de recursos públicos são bastantes conhecidos pelos brasileiros. Também conhecido como peculato, se trata de um crime contra a administração pública e está previsto no artigo 312 do Código Penal. Também é enquadrado como desvio de recurso público a apropriação de bens móveis que se encontram em posse do funcionário em razão de seu cargo.

Como combater?

Segundo o Dr. Bruno Burilli Santos, atualmente, além de ações como criação de comitês de ética, criação de normas internas e diretrizes, também é possível contar com a tecnologia para realizar a investigação e combater esse tipo de ato. Ao identificar esse tipo de problema, não hesite em denunciá-lo, mesmo de maneira anônima. Esteja sempre do lado da verdade e da honestidade.