Quer saber se um advogado especializado em uma área pode atuar em outras? O advogado Amauri Jacintho Baragatti comenta que existe sim essa possibilidade, afinal, um advogado só se torna um profissional reconhecido pelo estado quando conhece todas as áreas e é aprovado pela OAB. Por isso, não deixe de ler este artigo até o final para entender melhor sobre!
Mas afinal, o que faz um advogado?
Quando falamos sobre as funções de um advogado, muitas pessoas já pensam em sérios julgamentos e casos extremamente complexos. Porém, nem sempre é bem assim. Os advogados são sim responsáveis por muitos casos que devem ser levados a julgamento, porém, não são todos. A maioria dos profissionais dessa área são responsáveis por auxiliar pessoas leigas em processos complexos, como causas trabalhistas, familiares e até mesmo em situações nas quais o contratante está errado.
Sendo assim, Amauri Jacintho Baragatti acredita que o trabalho de um advogado vai muito além do que se apresentar perante o júri, afinal, ele é responsável por criar e planejar estratégias que devem ajudar seu cliente a conseguir resultados promissores, além de também, se basear em fatos de acordo com o que está vigente por lei no país. Incrível, não é mesmo?
Como se tornar um advogado?
Para ser um advogado, é importante saber que a sua graduação pode influenciar demais! Formar-se em uma universidade de alta qualidade e nome é um dos primeiros passos para ser um grande profissional do Direito. Depois, é preciso ser aprovado pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), porém, antes é preciso ter cerca de 3 anos de experiência. Depois de ser aprovado, você já pode exercer a sua função!
A especialização
Amauri Jacintho Baragatti acredita que para se especializar, basta ter um aprofundamento na área, isto é, além de estudar mais sobre o assunto e entender melhor sobre as leis vigentes, é importante ter experiência para conhecer na prática como funciona essa área. Sendo assim, é importante se arriscar para conseguir essa experiência, é assim que advogados se tornam grandes advogados.
Um advogado focado em uma área pode atuar em outras?
Mesmo que muitos advogados optem por se especializar em determinada área ou até mais que uma, a maioria deles pegam sim casos de outros segmentos. Quando falamos em ser um ótimo advogado, estamos falando sobre ser perito em qualquer área do Direito, desde o mais simples até o mais complexo. Sendo assim, muitos advogados pegam sim processos e causas fora de sua especialização quando sabem exatamente o que fazer.
Amauri Jacintho Baragatti, como advogado, acredita que é importante sim optar por um advogado especializado quando estamos nos referindo a um processo mais complexo, afinal, independente do que acontecer, aquele profissional saberá exatamente como e quando agir para ajudar seu cliente.
Comentar