Início » Quais os principais investimentos de renda fixa e variável?
Noticias

Quais os principais investimentos de renda fixa e variável?

Valdir Agostinho Piran
Valdir Agostinho Piran

Você tem dúvidas sobre quais são os investimentos de renda fixa e variável? Para o presidente do Grupo Piran, Valdir Agostinho Piran, é importante conhecer essas opções antes de investir. Isso porque, através dessa pesquisa, será possível entender qual alternativa atende melhor às suas necessidades e objetivos. Sendo assim, para saber mais sobre o assunto, continue a leitura deste artigo! 

O que é renda fixa e variável? 

Antes de conhecer as principais opções para investir, é interessante se reiterar acerca do significado de renda fixa e variável. Desse modo, caso você nunca tenha ouvido falar, saiba que essas são duas modalidades que envolvem diversos tipos de investimentos. Nesse sentido, a principal diferença entre essas duas categorias serão as suas rentabilidades. 

Qual a diferença entre renda fixa e variável? 

Dando mais atenção às especificidades dessas duas opções, quando se fala sobre a renda fixa, está se referindo a investimentos que terão uma rentabilidade estabelecida no momento de aplicação. Com isso, os investidores poderão ter uma previsibilidade dos valores que irão receber no vencimento. Conforme explica o ilustre,  Valdir Agostinho Piran, essa é uma das alternativas mais seguras do mercado financeiro. 

Por outro lado, ao optar pelo investimento de renda variável, os participantes terão que lidar com o fato de não saberem qual será a rentabilidade no final do período. Dessa maneira, apesar de ter um retorno mais elevado, essa opção traz maiores riscos para os investidores. Por isso, é recomendado ter uma experiência maior antes de escolher essa modalidade. 

Quais os principais investimentos de renda fixa? 

Quando se fala sobre os principais investimentos de renda fixa, uma das primeiras alternativas são os CDBs. Também chamados de Certificados de Depósito Bancários, aqui, os investidores irão emprestar dinheiro ao bancos, que devolverão o valor com juros. O acionista de empresas, Valdir Agostinho Piran, comenta que essa é uma das opções mais escolhidas. Ademais, outros exemplos são: 

  • Tesouro Direto;
  • Debêntures;
  • LCI e LCA;
  • CRI e CRA. 

E os de renda variável? 

Com relação aos investimentos de renda variável, as ações entram como a principal escolha do público. Nesse grupo, os investidores irão comprar frações do capital de uma empresa, participando assim, dos seus lucros. As negociações e atividades dessa categoria são movimentadas pela Bolsa de Valores. Dessa forma, é interessante conhecer sobre esse mercado antes de investir. Além disso, outras alternativas são: 

  • Fundos Imobiliários;
  • Câmbio;
  • BDRs;
  • entre outros. 

Qual opção escolher? 

Sendo assim, agora que você conheceu mais sobre os investimentos de renda fixa e variável, uma questão que pode estar pairando na sua mente é com relação a melhor opção. Neste ponto, é importante avaliar seu perfil de investidor e entender se deseja ou não correr riscos. Para o investidor imobiliário, Valdir Agostinho Piran, essa é uma forma de não se decepcionar com a escolha.