Início » Prefeito regulamenta cobrança da taxa de lixo em Cuiabá
Politica

Prefeito regulamenta cobrança da taxa de lixo em Cuiabá

Decreto assinado pelo prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB), publicado nesta quinta-feira (29), regulamenta a cobrança da taxa de lixo na Capital. Na norma, foram determinados os valores referente ao serviço.

Foi estabelecido no decreto nº 9.695/2023 que a cobrança será mensal sempre vinculada ao último dia de cada mês. Valor será disponibilizado na fatura de água e esgoto já recebida pelos cuiabanos.

Contudo, existe a possibilidade de os cuiabanos requerem a cobrança do novo tributo de forma separada. Neste caso, a taxa de lixo não será endereçada à concessionária Águas Cuiabá, mas, sim, passará a ser cobrada pela Secretaria Municipal de Fazenda.

“Se o usuário dos serviços abastecimento de água e esgotamento sanitário realizar o parcelamento dos débitos, junto à Concessionária de abastecimento de água e esgotamento sanitário do município, as Taxas de Lixo que faziam parte das faturas referentes aos débitos em atraso, passarão a ser cobradas, exclusivamente, pela Secretaria Municipal de Fazenda”, diz trecho do decreto.

Ainda conforme a norma, àquelas pessoas que pediram isenção da taxa e tiveram a requisição negada será concedido o prazo de 30 dias para o pagamento da taxa, mas com incidência de juros e multa.

Conforme noticiado pela reportagem, prefeito sancionou a cobrança por meio de decreto publicado em 16 de janeiro deste ano. Na época, foi estabelecido que a cobrança será de R$ 10,60, para domicílios que recebem coleta 3 vezes por semanas, e R$ 21,20, para domicílios com 6 coletas.