Início » Radiação do smartphone pode causar hipertensão, diz estudo
Tecnologia

Radiação do smartphone pode causar hipertensão, diz estudo

Em um estudo realizado com dados da organização UK Biobank, no Reino Unido, cientistas sugerem que existe uma ligação entre o uso do celular e o desenvolvimento de hipertensão. De acordo com os resultados da pesquisa publicada na revista científica European Heart Journal, pessoas que utilizam frequentemente o smartphone para fazer ligações tem um maior risco de desenvolver a condição.

Após analisarem dados coletados durante 12 anos, os pesquisadores detectaram que 13.984 participantes desenvolveram hipertensão; ou seja, cerca de 7% do total em comparação com os usuários que não usavam o celular frequentemente. O estudo foi realizado com dados de mais de 212 mil pessoas residentes do Reino Unido.

Conforme a pesquisa explica, a hipertensão é um dos “principais fatores de risco evitáveis para doenças cardiovasculares e morte prematura em todo o mundo”. Por isso, os cientistas acreditam que é muito importante identificar os fatores que causam o desenvolvimento da hipertensão para, assim, melhorar a prevenção primária – não é à toa que a doença é conhecida como a assassina silenciosa.

“O uso do telefone celular para fazer ou receber chamadas foi significativamente associado a um maior risco de hipertensão de início recente, especialmente entre os usuários de alta frequência”, os pesquisadores descrevem na conclusão do estudo.

Celular e hipertensão: a radiação eletromagnética é o foco
Após extensas análises, os dados sugerem que o desenvolvimento de hipertensão pode estar relacionado aos níveis de radiação eletromagnética (EMR) emitidos em smartphones. Inclusive, outros estudos afirmam que o celular também pode estar associado ao aumento da frequência cardíaco.

É importante destacar que o estudo analisou apenas como o uso do celular pode afetar no desenvolvimento da hipertensão — ou seja, eles não sabem se há outro impacto negativo durante o uso de aplicativos, no envio de mensagens ou em outros tipos de uso. De qualquer forma, os estudiosos afirmam ser necessário estudar mais sobre o tema para estabelecer as causas dessa correlação.

Veja mais: Conheça os principais sintomas de pressão alta e como controlá-los
“O número de minutos que as pessoas falam ao celular parece ser importante para a saúde do coração, com mais minutos somando um risco maior. Além disso, nosso estudo concentrou-se apenas em fazer ou receber chamadas telefônicas e não investigou o impacto de outros usos do telefone celular, como mensagens de texto, jogos ou navegação na Internet nos pontos finais de saúde”, disse um dos autores do estudo e professor da Southern Medical University em Guangzhou, na China., Xianhui Qin.