Você já parou para pensar que alimentos veganos podem substituir os ovos? O ex-MasterChef Flavio Giusti explica que muitos não realizam a transição alimentar pois desconhecem a versatilidade dos alimentos e não sabem efetuar as substituições corretas, comportando todos os nutrientes necessários. Pensando nisso, trouxemos hoje alguns substitutos veganos para ovos, para que você inclua na sua dieta, então leia o artigo até o final e conheça mais da culinária vegana.
É fato que o veganismo é alvo de muitas críticas, uma vez que o desconhecimento e ignorância popular fazem a sociedade acreditar que essa dieta é pouco nutritiva. Sendo vegano há 10 anos e utilizando dos seus conhecimentos e dotes culinários para auxiliar pessoas a serem adeptas a filosofia alimentar vegana, Flavio Giusti afirma que a culinária vegana proporciona muitos alimentos nutritivos, e pensando nisso, confira abaixo alguns substitutos para ovos:
Chia
Caso você não saiba, a chia trata-se de uma semente, que possui imensos benefícios ao nosso organismo. Como menciona o amante de culinária, a chia pode ser consumida para prevenir doenças cardíacas e diabetes, além de auxiliar na saciedade da fome e aumentar a imunidade. Como substituta do ovo, pode ser usada para dar liga, em panquecas, por exemplo, e para isso basta deixá-la de molho em 3 colheres de sopa de água, por 15 minutos.
Aquafaba
Você sabe o que é aquafaba? É aquela água viscosa, em que as sementes de leguminosas foram cozidas. Nas receitas culinárias, como explica Flavio Giusti, a aquafaba é uma excelente substituta das claras de ovos, podendo ser usadas em merengues e marshmallows. Percebe como um alimento não tão popular pode ser usado de maneira versátil?
Linhaça
Já quando falamos de linhaça, estamos nos referindo a semente do linho, que deve ser consumida sem casca, devendo ser triturada, para melhor aproveitamento do seu valor nutritivo. Dentre os seus benefícios, Flavio Giusti ressalta que a linhaça regula o intestino e auxilia na prisão de ventre. Para substituir o ovo, é usada também para dar liga em pães e bolos.
Farinha de grão-de-bico
O grão-de-bico em si, também chamado de gravanço, trata-se de uma leguminosa que controla o colesterol, fortalece o sistema imunológico e também alivia os sintomas da TPM. Para Flavio Giusti, a farinha deste grão pode ser usada para dar liga em receitas de hambúrgueres e bolinhos, também sendo um alimento muito proteico para executar o grão-omelete.
Se deseja conhecer mais a culinária veganas, além de outros substitutos de alimentos de origem animal, não deixe de conhecer o trabalho de Flavio Giusti, pelo seu instagram (@vegetarirango) e pelo seu canal no youtube (Flavio Giusti), onde ele ensina receitas práticas com ingredientes acessíveis.
Comentar